sábado, 28 de abril de 2012

SERRA DA CANDA



Com a serra da canda como fundo, a rapaziada diverte-se. Reconheço o Victor Cruz, o Vitor Gonçalves e o puto Diogo Cão, filho do cozinheiro da messe dos oficiais.

 EQUIPA DE FUTEBOL DA FERRUGEM


Equipa de futebol da ferrugem onde em cima só me lembro dos nomes do Victor, do Beja, do Careca, do Carlos Teixeira e do João da Ribaldeira. Em baixo estão o Teles, o Roque, o Manique e Ramos. Foto enviada pelo Victor Cruz a quem peço auxilio para lembrar os restantes nomes.
MAIS FOTOS

            ÚLTIMO DESFILE EM TORRES NOVAS ANTES DO EMBARQUE PARA LUANDA

                                        Foto cedida pelo nosso camarada e amigo Victor Cruz

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O DESCANSO DOS "GUERREIROS"


Nas horas de ócio, a leitura e o jogo eram as actividades preferidas. Aqui com o meu camarada e amigo, Augusto Mexa.
NA HORA DO TACHO






Na hora de dar ao dente, na sala dos sargentos, a mesa era composta por mim, pelo furriel Valente, pelo Sargento Batista e pelo Sargento Macedo. O menú foi sempre do melhor. Navegar com a barriga vazia é que não.


                                           A VIAGEM NO NIASSA

Junto a um bote de salvamento, na viagem para Luanda no navio Niassa. Estou eu, o fur.Eurico, o fur. Neto e o Fur. Valente. Os dois últimos infelizmente já falecidos.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Texto publicado por Júlio mira no seu livro "Éramos rodos bons rapazes"

VOLTÁMOS

Fomos a Luanda, Caxito, Ambriz, Ambrizete, Tomboco, São Salvador, Cuimba, Sambizanga, Buela, Quilumbo, Zadi, Quimavanga, Pangala, Béu, Cuilo Futa, Sancadica, Luvaca, Mavoio, Quibocolo, Maquela do Zombo e VOLTÁMOS!
Foi aqui no norte de Angola que passámos  27 meses! Primeiro em Cuimba, cuja vista aérea publicámos há dias e depois em Maquela do Zombo, mais ao norte ainda.

CUIMBA 1967 /1968

http://www.prof2000.pt/users/secjeste/arkidigi/Angola/Cuimba/Cuimba004.jpg

terça-feira, 24 de abril de 2012

FURRIEL

Foi no Porto, no quartel da circunvalação, que fui promovido a Furriel Miliciano. Do Porto para Torres Novas e ala para o Niassa que se faz tarde.


CABO MILICIANO

Ainda instruendo fui parar a Tavira para tirar a especialidade. Mais tarde cabo miliciano passei para Mafra e vivi no célebre convento até ser mobilizado para Angola.







Eis o recruta K-0845165 incorporado nas Caldas da Rainha em 1966! Pena é que não tenha qualquer foto com a rapaziada do meu pelotão comandado pelo aspirante Ferreira e onde alinhavam o Bilucha, o vidrinhos, o americano, o Lisboa, o Porto e companhia.
Os meus 68 anos de vida posso dividi-los em 3 períodos: 22 anos na minha terra natal, a cidade do Seixal. O segundo foram os 4 anos de "guerra" desde as Caldas da Rainha até Angola e o terceiro os 42 anos da cidade da Amadora. Resolvi por isso criar um blog para cada um destes períodos e relatar neles todos os momentos vividos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bart1924.blogspot.com inicia hoje o seu percurso no mundo da blogmania. O bart 1924 nasceu em Torres Novas em 1967, e foi nesta cidade que se formaram as companhias que em Outubro de 1967 partiram para Angola a bordo do navio Niassa. As fotografias, as aventuras, as histórias que se forem publicando fazem parte do imaginário duma geração. Espero por isso a participação de todos aqueles que fizeram parte desta saga, mandando fotos, escritos e "estórias" ainda não contadas. Aqui fica o meu abraço a todos os camaradas do Bart 1924.